Logo xeque-mate - República Estudantil

Memórias da República Xeque Mate

A República Socialista Xeque-Mate foi fundada em 1979 pelos moradores Renzo, Ibrain, Orcelino, Paulo e Odilon, na rua conhecida como rua da caixa d'água, no bairro Água Limpa. Em 1982 a UFOP iniciou a construção das casas destinadas às repúblicas no Campus Universitário, com isso, os então xequemateanos e os moradores da república Revertério se juntaram para fundar a república Unidos por Acaso (UPA), contudo logo após decidiram retornar e reiniciar a história da república. A história da fundação só foi descoberta de fato em 2015, entretanto, como a data até então utilizada era a 19 de abril de 1982, por conveniência esta ficou estabelecida como data comemorativa do aniversário da república.

O nome “República Socialista Xeque-Mate” foi dado pelo fundador Renzo pelo fato de na ocasião ter sido campeão brasileiro e bicampeão mineiro de xadrez. Com o decorrer do tempo a república passou a se chamar apenas “Xeque-Mate”. Renzo, já como xequemateano, foi campeão do 1º torneio de xadrez “cidade do aleijadinho” e campeão brasileiro universitário por equipe em 1983. Duas senhoras se destacaram na história da Xeque-Mate. Uma delas D. Alice, proprietária da casa, resistiu às pressões familiares quanto a venda do imóvel lutando para que a república permanecesse lá enquanto ela fosse viva, sendo conhecida pelos moradores da época como seu “anjo da guarda” e D. Nadir, que era considerada como a **mãe** dos xequemateanos durante várias gerações. No período de 1984 a 1996 só podiam ingressar estudantes de farmácia, desta data em diante implantou a pluralidade de cursos que foi sadia e proveitosa para a república

Em 1995, utilizando recursos próprios ocorreu uma reforma da casa, bem como a ampliação do seu espaço físico e nessa mesma época ocorreu a escolha da música “A Filha da Chiquita Bacana” de Caetano Veloso como hino da República. Em 04 de janeiro 1997, devido a um represamento e consequente desmoronamento da Rua Padre Rolim causado pelas intensas chuvas que se sucederam no início deste ano, e que levou à destruição da maioria das casas da Rua Antônio de Paula Ribas, a Xeque-Mate teve perda total. Em consequência da destruição da antiga sede que ali residia há 15 anos, os moradores se viram obrigados a procurar outra casa, e com a ajuda de ex alunos mudaram para a vila São José. Em busca de uma sede mais satisfatória, a república passou pelas ruas Dr. Cláudio de Lima (maio de 1997), Rua Direita (novembro de 1998), Rua Paraná (novembro de 1999), Rua Getúlio Vargas (outubro de 2012), Rua Conselheiro Quintiliano (abril de 2014) e finalmente Rua Campus Universitário (setembro de 2015).

Enquanto na Rua Paraná, a república ficou conhecida devido a realização de inúmeras festas e eventos, dentre essas festas destacaram-se o Carnaval e a Festa do 12. Em 2002 foi realizada uma assembléia entre os moradores e ex-alunos para tornar o sonho da sede própria realidade. O sonho começou a tomar corpo em julho de 2010 com um acordo entre a Associação de Moradores e Ex-alunos da República Xeque Mate e a UFOP, onde esta última, em situação inédita, doaria um terreno para que a Associação pudesse construir uma casa e se tornar uma república federal, fazendo história ao ser a primeira república a construir sua sede com recursos próprios. A inauguração da sede no Campus Universitário aconteceu no dia 11 de outubro de 2015.

♟️ Cronologia Xeque-Mate

Mais de quatro décadas de história, mudanças e tradições.

1979

Fundação e Primeira Sede

Fundação da República Socialista Xeque-Mate. Sede inicial: Fundada na Rua Antônio de Paula Ribas, n° 161, bairro Água Limpa.

1982

A Expansão

Fundação da UPA (União das Repúblicas) e o retorno dos "Xequemateanos" à vida ativa. Esta data se tornou a comemorativa.

1984 - 1996

A Era da Farmácia

Período em que a república foi habitada **somente por estudantes de Farmácia**. Marcado pela "Festa do Esfrega-Esfrega" e o Primeiro Encontro dos Filhos da Puta da Escola de Farmácia.

1995

O Hino

Escolha do **Hino da República**: "A Filha da Chiquita Bacana". Reforma e ampliação da sede com recursos próprios.

1997

A Grande Enxurrada e a 2ª Sede

Perda total da primeira sede devido a fortes chuvas. Mudança forçada para a **Rua Dr. Cláudio de Lima** (via Vila São José).

1998 - 1999

Anos de Itinerância

Novas mudanças de sede: em 1998, para a **Rua Direita**; em 1999, para a **Rua Paraná**. Período de grandes festas (Carnaval e Festa do 12).

2002

O Sonho da Sede Própria

Realização de assembleia entre moradores e ex-alunos para pautar a aquisição da sede própria.

2010

Parceria Institucional (Sede Própria)

Acordo inédito entre a Associação de Moradores e Ex-alunos e a UFOP, que doaria um terreno para a construção da sede própria.

2012

Chegada da Buneka e Nova Sede Temporária

Chegada da icônica moradora canina, **a Buneka** 🐕. Mudança para a **Rua Getúlio Vargas**.

2013

O Título

**Campeã do Campeonato de Repúblicas**.

2014

A Última Parada Antes

Mudança para a **Rua Conselheiro Quintiliano**. Realização da histórica **Festa Junina Xeque-Mate e Aquarius**.

2015

A Sede Definitiva

Mudança (Setembro) e **Inauguração Oficial (11 de Outubro)** da sede própria no Campus Universitário. Resgate aprofundado da história.

Cada ano é uma peça fundamental. Para conhecer os nomes, fotos e detalhes de cada era, visite nosso memorial.

Explorar o Memorial Completo →